Vitória para a comunidade da música eletrônica! A cultura techno de Berlim foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade na Unesco, que tem como objetivo manter vivas as tradições!
No dia 13/03 foi declarado oficialmente em uma lista divulgada pela Unesco, o que marca um momento importante para todos os players da indústria do techno, dentre eles artistas, produtores de eventos e donos de clubes não só de Berlim, mas do mundo todo – é uma porta que se abre para o reconhecimento cultural do cenário da música eletrônica.
Desde sempre o mercado eletrônico tem de lidar não só com preconceitos sociais, mas também com desafios que impedem sua devida valorização, gerando muitos impedimentos para os trabalhadores que dedicam suas vidas à vida noturna e aos eventos e festivais que demandam energia, investimento e que oferecem entretenimento para milhares de pessoas ao redor do globo.
Este reconhecimento nos traz uma chama de esperança – será que nossa sociedade poderá finalmente ser capaz de apoiar o desenvolvimento da cultura da música eletrônica mundial?! Essa decisão, que ocorreu em Berlim, levanta uma perspectiva do quanto este setor é digno de ser preservado e o quão valioso é.
No Brasil, o cenário da música eletrônica é uma grande riqueza, vocês podem conferir em nossa agenda “Rolê Eletrônico”, os diversos eventos que acontecem pelo país todos os finais de semana – somos uma comunidade gigante, não é mesmo?!
A ideia geral do “patrimônio cultural imaterial”, é que as formas de expressões relacionadas ao âmbito criativo e às tradições culturais as quais são transmitidas de geração para geração, sigam sendo preservadas ao longo da evolução humana. Todas essas manifestações artísticas são cultivadas e recriadas por pessoas que dedicam suas vidas à promoção da diversidade cultural, com base na natureza e na história.
Ponto para nós, Entrancers! Seguimos unidos, pelo amor à música eletrônica e à essa cultura linda que chamamos de nossa!
Confira aqui os próximos eventos para os quais garantir seu ingresso na plataforma da Entrance!
Autora: Bruna Garcia | @atma.om