O que o Psytrance tem a ver com os desastres ambientais que estão acontecendo no planeta?

Com suas raízes profundamente conectadas à natureza e à espiritualidade, a cultura psytrance promove um estilo de vida consciente e em harmonia com o meio ambiente. Nos últimos anos, os desastres ambientais, como as queimadas, desmatamentos e mudanças climáticas, têm se tornado cada vez mais frequentes, afetando diretamente a comunidade global. Mas, o que o psytrance tem a ver com tudo isso? Vamos explorar essa conexão e entender como a cena responde às crises ambientais.

O psytrance nasceu e se popularizou em ambientes cheios de verde. Os festivais ao ar livre, são um pilar central desse estilo, oferecendo uma experiência imersiva em locais ricos em natureza, longe das grandes cidades. Festivais brasileiros como ReveillOz em Lagoinha, Universo Paralello, na Bahia, ou fora como no Boom Festival em Portugal, Ozora na Hungria e tantos outros no mundo, promovem celebrações com cenários exuberantes que criam uma ligação ainda mais intensa entre os participantes e o meio ambiente.

Por isso, quando desastres ambientais ameaçam esses locais, o impacto é diretamente sentido pela comunidade psicodélica. Assim como as vidas de todos nós, as festas dependem da preservação da natureza. Por isso a importância da conscientização ambiental.

Estes desastres ambientais que vivenciamos, são reflexo da desconexão entre a sociedade moderna e o meio ambiente. O psytrance, com sua filosofia de conexão, se posiciona como uma forma de resistência a esse modelo de consumo inconsciente e desenfreado, buscando despertar uma nova consciência sobre o papel de cada um na preservação do planeta.

Muitos festivais têm adotado práticas sustentáveis. Eventos como o Boom Festival são referências globais em sustentabilidade, utilizando energia renovável, promovendo reciclagem e incentivando a redução de resíduos. Atualmente, a Aldeia Outro Mundo, no Brasil, também converteu toda a energia do espaço para uma fonte renovável e, além disso, há anos fazem um trabalho de preservação ambiental que tem recuperado hectares de floresta.

Em contraste, os desastres ambientais são muitas vezes causados pela falta de práticas sustentáveis em larga escala. O uso desenfreado de recursos naturais, sem se preocupar com sua renovação, é uma das principais causas das crises que enfrentamos. A cena psytrance se destaca por demonstrar que é possível adotar um estilo de vida mais consciente e promover festas com o mínimo impacto ambiental.

A urgência em combater os desastres ambientais exige ações coletivas. A nossa cultura psicodélica, tem liderado movimentos de conscientização ambiental.

Se você é parte dessa comunidade, pense em como suas ações podem refletir no cuidado com o planeta. Cada festa é uma oportunidade de se conectar não só com a música, mas com a Terra que nos sustenta.

Suas ações e formas de consumo impactam diretamente na vida do planeta. Seja consciente.

Compartilhe este post:

A sua plataforma de experiências musicais.

© 2024 Entrance. Todos os direitos reservados.