Quando se fala sobre a carreira de um DJ, é quase impossível não mencionar as agências.
Extremamente vinculadas com a trajetória dos DJs e produtores, as agências são peças importantíssimas no mercado da música envolvem uma extensa gama de profissionais, que fazem parte de diversas áreas como: Marketing, divulgação, negociação e toda parte jurídica.
Nesse post, vamos explicar um pouquinho sobre a importância delas, para os DJs!
O QUE UMA AGÊNCIA DE DJ FAZ?
As agências, de forma geral, funcionam para gerenciar a carreira do DJ. Assumem papel de agentes ou gerentes para os artistas, formalizando e profissionalizando o trabalho que o artista já tem feito.
Elas direcionam o DJ para que o aproveitamento dele seja o melhor possível, e sua carreira possa seguir evoluindo e amadurecendo, de acordo com os objetivos traçados e identidade de cada profissional.
PONTOS QUE A AGÊNCIA TRABALHA
Ao entrar em uma agência, vários aspectos da carreira do DJ passam a ser trabalhados por profissionais especializados.
Eles cuidam da parte contratual – que envolve logística, agenda, recebimento de cachês, contato com contratantes etc., divulgação do artista – como redes sociais, materiais de divulgação, fotos e vídeos profissionais, lançamentos, parcerias – e buscam novas gigs e oportunidades boas para o DJ, conforme seu nicho.
Gerenciar tudo isso não é uma tarefa fácil. Portanto, ter uma equipe de pessoas, que já estão inseridas no mercado musical, te auxiliando, é algo que pode impulsionar a carreira do DJ.
Outro ponto positivo é que, desse modo, o artista consegue se dedicar mais a outras questões, igualmente importantes, da carreira. Tendo uma equipe, o DJ consegue direcionar seu tempo à produção de tracks, aprimoramento das técnicas de mixagens, apresentações e afins.
QUANDO ENTRAR EM UMA AGÊNCIA
É necessário tempo de maturação e experiência, no mercado musical. Muito dificilmente veremos um DJ, nos primeiros momentos da carreira, filiado à alguma agência.
Evidencias e materiais, que comprovem a consistência do trabalho do DJ, são essenciais para que o artista consiga ingressar em uma agência séria. Fotos, vídeos, flyers de festas, Presskit, sets e postagens em redes sociais servem como um “cartão de visita”, para que o DJ mostre sua trajetória profissional e ganhe a atenção das agências.
LEMBRETE !
Vale lembrar que o comprometimento e profissionalismo devem partir, também, do próprio DJ! É uma via de mão dupla – tanto por parte da agência, como do artista. Levar a carreira e os compromissos a sério são pontos essenciais para quem quer, de fato, seguir na carreira musical.
Autora: Anna Beatriz Campos – DJ Yavanna | @djyavanna